[Download] "Para Além do Olhar: Políticas e Práticas na Educação de Pessoas com Deficiência Visual" by Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera & Marcia de Oliveira Gomes ~ Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Para Além do Olhar: Políticas e Práticas na Educação de Pessoas com Deficiência Visual
- Author : Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera & Marcia de Oliveira Gomes
- Release Date : January 28, 2020
- Genre: Law,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 4877 KB
Description
A obra organizada por Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera e Marcia de Oliveira Gomes é fruto de um trabalho coletivo em parceria com professores e pesquisadores de diferentes instituições educacionais do país. Destinado à formação inicial e continuada de professores, o livro busca, a partir dos estudos e pesquisas apresentados, contribuir para uma educação mais digna e igualitária às pessoas com deficiência visual (DV). Nesse sentido, os textos que compõem o livro dialogam sobre a educação de pessoas com DV desde a educação infantil até o ensino universitário, ressaltando práticas, recursos e políticas bem-sucedidas. Dentre os temas abordados, encontram-se a organização curricular, que nos leva a pensar em formas mais inclusivas de acolhimento dos estudantes; a surdocegueira, que traz à tona uma condição única ainda desconhecida de muitos educadores; a comunicação alternativa, que evidencia outras formas possíveis de interação e relação no processo de construção do conhecimento; vivências da sala de aula, que nos permitem pensar na formação profissional, especialmente do professor-pesquisador; práticas pedagógicas diferenciadas, que valorizam as potencialidades de estudantes cegos e com baixa visão; ações institucionais, que contribuem para a reflexão acerca da inclusão no contexto universitário; produção de recursos pedagógicos e o uso de recursos assistivos e/ou tecnológicos, que permitem a superação de barreiras na aprendizagem; acessibilidade aos diferentes espaços educacionais, que investigam o suporte oferecido a pessoas com DV.
Os autores buscam contribuir ao debate e às práticas pedagógicas que envolvem as pessoas com deficiência visual, em busca de uma sociedade mais ética, democrática, participativa e, consequentemente, inclusiva.